Thursday, May 17, 2007

O que é a Sabedoria na Bíblia?



Hoje foi dia de frequência: Hagiógrafos. Para quem não sabe este termo designa "escritos santos". É atribuído ao terceiro grupo dos livros do Antigo Testamento que corresponde aos Escritos ("Ketubim").

Os Hagiografos têm como grandes livros os Salmos, Provérbios e Job. Mas temos mais livros que entram no âmbito dos Hagiógrafos tais como o Cântico dos Cânticos, Lamentações, Ester, Eclesiastes, etc...

Todos estes livros encerram em si a chamada leitura sapiencial da Bíblia. Sabedoria encontra o seu correlativo hebraico a partir de "Hokmah" que significa:
- habilidade manual ou artística, arte da magia e da adivinhação, velhacaria manhosa e astuta;
- saber de ordem prático.

A grande preocupação da Sabedoria é debruçar-se sobre o homem e o seu comportamento, mostrando-lhe os meios para que este seja feliz, saber dominar-se a si mesmo e saber estar no mundo e com os outros. Tudo isto surge graças aos ensinamentos dos sábios que já percorreram os caminhos da vida e viveram nela as mais variadas experiências. Logo, a Sabedoria aparece ligada a reflexões e experiências da vida.

Mais do que nos mandamentos de Deus, a Sabedoria procura centrar a sua atenção no mundo antropocêntrico do homem e a sua vida bem vivida (nunca deixando de lado a relação Deus-Homem).

A Sabedoria de Israel foi clara e positivamente influenciada pelos povos circunvizinhos tais como o Egipto e a Mesopotâmia. De ambos, Israel assimilando conhecimentos, foi formando a sua própria Sabedoria, embora com características comuns ao Egipto e Mesopotâmia, mas também com elementos peculiares próprios.

Como vemos, há muitas vezes um conceito errado sobre a Sabedoria. Não consiste na acumulação de conhecimentos, não é uma procura exagerada, por vezes, de "ser o maior porque sei mais", mas sim, uma forma de vida. A verdadeira Sabedoria é ser feliz, encontrar a felicidade, que é o mesmo que dizer, encontrar Deus. É saber estar no mundo, saber dominar-se e saber estar com os outros. É percorrer os bons caminhos evitando os maus, aqueles que levam à perdição. Saibamos viver esta Sabedoria que a Bíblia, Palavra de Deus, nos propõe.

2 comments:

hamlet said...

Perguntou uma vez a Aura Miguel a João PauloII, "como posso ser jornalista e ser fiel a Cristo e à Igreja?", o Papa respondeu:"é preciso discernir".É isto. A sabedoria humana é mais humana quando ela é discernida com os auxilios do Espirito. Isto não acrescenta mas confirma o teu artigo. Gostei. Um abraço

Il Consiglieri said...

a sabedoria biblica, "hokmah", designa a capacidade, inata ou adequirida, para orientar melhor a vida de modo a que a pessoa encontre a Felicidade.
no fundo nao é mais do que a verdadeira prudencia e Temor de Deus.
é co dizia um dia destes... é a "leb"!! a totalidade entitativa do ser ontico que se expressa como instrumento da sabedoria, conduzindo o homem a Deus; ela atigue e guia todo o comportamento do homem!!!!
ABC Mano